A SENSAÇÃO DO ELETROBREGA

terça-feira, 11 de outubro de 2011


Tido com uma das maiores revelações musicais de 2011 no Brasil, Banda Uó é um projeto genuíno, de bom gosto e a cara do nosso país. Trata-se de três goianienses cheios de charme e estilo que popularizaram a música brega característica do Pará. Além da influência paraense de teclados irreverentes, a banda fez versões de grandes hits da música pop internacional como irei apresentar adiante.

As três peças em questão atendem por: Mateus Carrilho, David Sabagg e Mel Gonçalves. Começaram despretensiosamente até que o single Shake de Amor contagiou a todos com seu videoclipe super bem produzido, que aliás está concorrendo ao VMB. Após o sucesso da música(que já vinha como sucessora de Não Quero Saber, primeira composição do grupo) veio a produção do EP Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter com 5 faixas fervorosas e com todo o ar tropical do eletrobrega, gênero antes pouco difundido nacionalmente.

O EP traz cinco faixas, sendo que quatro delas são versões de outras músicas de sucesso. A primeira delas se chama Não Quero Saber, uma versão de Teenage Dream da Katy Perry. Nela há uma introdução ao trabalho da banda, com um locutor que diz: "A sensação do eletrobrega" e frases como "É o eletrobrega a sensação!" cantada calorosamente por Mel Gonçalves, a musa completamente Uó que dá luz ao grupo.

O papel de Mel é sempre o da mocinha da história. As vezes essa mocinha vem no papel de uma prostituta, uma mulher difícil de conquistar ou até mesmo como uma cachorra que trai o marido. Mas é no papel de uma traída e vingativa que ela se deu melhor. Isso acontece na já comentada Shake de Amor, que melhor explica o trabalho da Banda Uó. Somos obrigados a torcer pela protagonista que insiste no grito: "Vou me vingar de você". A letra é concisa e trata de problemas de relacionamento, facilmente encontrados em bailes bregas, onde as pessoas fogem de seus casos conturbados afim de novos casos ou só se divertir. E é nessa diversão que a Banda Uó capricha e faz história.
Confira o vídeo e vote na Banda Uó para o VMB: http://vmb.mtv.uol.com.br/vote/webclipe



O Gosto Amargo Do Perfume é a terceira faixa e é nela que se concentra toda a magia, todos os sintetizadores que nos transportam diretamente para a pista de dança mais próxima. Se não há pista, improvise. Só não fique parado diante deste som. Falando um pouco mais da música, ela é uma versão energética da já espirituosa Something Good Can Work da banda Two Door Cinema Club. Vale a pena conferir tanto a original quanto esta versão, que já até ganhou clipe com a belíssima atuação de Mel Gonçalves como a moça safada da história.

Foi Você Quem Trouxe é uma versão gostosa daquela velha canção I Wanna Know What Love Is que já teve como intérprete Mariah Carrey. Porém esta música vem na forma de um cover da versão da dupla sertaneja Edson & Hudson em cima da original. Começa tensa, assim como deve ser interpretada, porém esta tensão não dura muito tempo nos arranjos da Banda Uó, que não demora em transformar a atmosfera desta faixa numa vibe completamente divertida.

A última música se chama Louca Paixão, versão da gigante S&M da cantora Rihanna. Versos como: "Já não sou sua mulher" "Não faço o que você quer" "Paga a prestação do fogão, você volta pra mim", cravam a ideia da mulher que comanda a relação, que faz os homens ajoelharem no milho, que não se deixa levar por uma sedução barata. E é esta mesma mulher que termina cantando "Na na na cama que é bom" finalizando a ideia de que ela só quer se divertir e que é ela quem decide quem é digno de estar ao seu lado. A tal louca paixão está somente no coração de um ex-marido que não consegue esquecer esta mulher. Situações como essa são contornadas por batidas fortes e contam com uma ótima produção musical. Como produtor o grupo conta com a presença fundamental de Rodrigo Gorky, que já tanto brilhou no Bonde do Rolê.

Esta semana fui pegue de surpresa com o videoclipe da faixa bônus Rosa. Ela encerra a coleção de versões da Banda Uó e desta vez é Last Nite do The Strokes que participa da brincadeira. Obviamente a música ficou o máximo e eu não poderia estar mais orgulhoso deles. O Brasil é um país de ritmos quentes. O grande problema está no preconceito que surge em torno destes ritmos. É preciso romper estas barreiras desnecessários e unir nossa música. E são estes artistas inovadores como Banda Uó, Bonde do Rolê, João Brasil, Marcelo Jeneci etc, que é possível enxergar um futuro musical brilhante para a nossa nação. Tão brilhante quanto os bigodes de Mateus Carrilho e David Sabagg.

Latest tracks by Banda UÓ

0 comentários:

Postar um comentário

 
◄ Design by Pocket